A importância de uma estratégia de comunicação

Tempo de Leitura: 6 minutes

Já ouviu falar em como a Torre de Babel serviu como a precursora das diferenças linguísticas que conhecemos hoje?

Milênios atrás, isso se mostrou um verdadeiro desafio para que os povos se entendessem, uma vez que um não falava mais a língua do outro. Algo que muitas empresas enfrentam, atualmente, quando não planejam uma estratégia de comunicação da sua marca.

E, quando isso acontece, cada setor se expressa de uma maneira e cria abordagens distintas, quando existe a necessidade de encontrar um idioma em comum — seja para unir os departamentos ou criar uma interação de qualidade com o seu público.

Que tal reduzir as distâncias, minimizar as diferenças e encontrar um tom definitivo para se relacionar com o seu consumidor e se posicionar no mercado? Basta compreender como a estratégia de comunicação atua, unificando o discurso de sua marca.

A importância de uma estratégia de comunicação

O mercado tem interpretado, cada vez mais, a estratégia de comunicação como a “reputação” de uma marca. Quer dizer: ela é tudo aquilo que se traduz em um diálogo, na entrega e cumprimento das promessas estabelecidas no diálogo e também  na interpretação do interlocutor.

Vamos tomar como exemplo a marca gráfica de uma empresa, com suas cores, tipografias e símbolos. Quando não existe uma estratégia sequer, pode parecer uma conversa entre gregos e troianos, na qual um lado não entende o outro, dificultando a essência da mensagem.

Agora, quando você entende o DNA de sua marca e compreende como as suas características podem se relacionar com o público, você estabelece uma ponte de comunicação.

E a gestão de sua marca — aliada à sua estratégia de comunicação — permite que você perpetue esse relacionamento, que pode ocorrer de múltiplas maneiras, como:

  •         Quando um cliente em potencial se depara com a identidade visual de sua marca;
  •         Ao se relacionar com os seus produtos ou serviços;
  •         Ao interagir com a sua marca em diferentes canais de comunicação (como as redes sociais);
  •         Quando eles são atendidos — presencialmente ou não.

Assim, uma boa estratégia de comunicação ajuda a consolidar aquilo que você construiu com o seu propósito de marca. Ou seja: todos os valores que você exteriorizou para criar a sua empresa devem constar em suas mensagens.

O que vai se diferenciar, na comunicação, é o ambiente e o tipo de abordagem em cada canal e para cada perfil de público. Por exemplo: a linguagem em vídeo difere da apresentação de um blog post e também das postagens e interações que ocorrem no Facebook.

A gestão de marca com uma estratégia de comunicação

Já reparou como a Nike deixou de se esforçar com a apresentação dos seus produtos e os seus diferenciais, e como tem elaborado uma proximidade com o perfil do seu público?

Quer um exemplo emblemático? Em Forrest Gump, o premiado filme protagonizado por Tom Hanks, a marca aparece sutilmente para servir de companhia para Forrest, enquanto ele empreende uma longa corrida pelos EUA — inclusive, suportando os milhares de quilômetros percorridos.

Claro que isso foi apresentado com bom humor e um exagero característico aos grandes contadores de histórias — como é o caso do personagem do filme —, mas serve de grande análise para observarmos no quanto uma marca pode construir uma estratégia de comunicação eficiente ao dialogar com as necessidades, objetivos e demandas do seu público, e ao explorar essa identificação.

Ou seja: uma boa estratégia apresenta os seus diferenciais e mostra o quanto você entende do mercado ao conversar diretamente com o seu consumidor ideal.

Para tanto, o seu discurso deve ser impactante e mostrar-se o solucionador de adversidades que o seu público enfrenta. E capaz de fazer com que o seu consumidor perceba isso.

Como criar uma estratégia de comunicação

Construir uma estratégia de comunicação passa por algumas questões que já foram estabelecidas, antes, em sua estratégia de marca, como:

  •         Quem é o seu consumidor?
  •         Quais são os desafios que ele enfrenta?
  •         Como o seu produto ou serviço pode se destacar para solucionar tal demanda?

Quer dizer: é por meio de todo esse mapeamento que você vai compreender a estruturação de sua estratégia. Ou seja: o tom a ser abordado em todo tipo de interação com o público e os canais onde a sua comunicação será construída — como as já citadas redes sociais.

  •         Quem é o seu consumidor?
  •         Quais são os desafios que ele enfrenta?
  1.          Como o seu produto ou serviço pode se destacar para solucionar tal demanda?

Para cada uma dessas respostas, você deve iniciar um trabalho contínuo de relacionamento em todos os seus canais de comunicação — e com um idioma que todos os departamentos sejam fluentes.

Isso significa que a maneira como os seus atendentes abordam um consumidor e interagem com ele deve ser igual à abordagem e o tom utilizados em suas redes sociais, site, peças publicitárias e em toda a sua identidade visual.

Sem falar na importância em mostrar-se relevante para o mercado com a disponibilização de um conteúdo que ajude a educar, entreter, informar e atrair mais pessoas até você.

Dentro de uma estratégia de comunicação, isso ocorre com postagens relevantes nas redes sociais e com a publicação de artigos de qualidade. Sua marca e torna o amigo que entende o que o outro está passando, e tem todas as respostas para solucionar o seu problema.

Claro que — aproveitando para resgatar o exemplo da Nike — essa relação e todas as promessas que a sua marca faz ao interagir com o consumidor deve ser sustentada e promovida pelo cumprimento de suas promessas.

Só assim o consumidor vai acreditar naquilo que você tem a dizer e nas soluções que você promove no mercado.

A relevância em criar uma mensagem universal

Hoje em dia, marcas de todos os portes e segmentos estão mais próximas do público. E essa proximidade só se dá quando ambas as partes compreendem a mensagem do outro.

As empresas devem saber se expressar, nesse contexto, ao desenvolver um idioma próprio (que é toda a identidade de sua marca) e fazer com que o consumidor compreenda-o, como se fosse o seu idioma nativo.

Consequentemente, a aproximação é a dissolução de uma Torre de Babel que existe internamente. Isso quer dizer que a grande relevância da estratégia de comunicação está no alinhamento do idioma que toda a sua empresa será fluente e em como comunicar o mesmo propósito de diferentes maneiras — seja para se fazer compreendido para diferentes perfis de consumidor e em diferentes canais de comunicação.

E, se você quiser desenvolver a sua voz própria para interagir qualitativamente
com o seu público, entre em contato conosco e vamos avaliar a melhor estratégia de comunicação para a sua marca!

Consequentemente, a aproximação é a dissolução de uma Torre de Babel que existe entre você e seus clientes. E, se você quiser desenvolver a sua voz própria para interagir qualitativamente com o seu público, entre em contato conosco e vamos avaliar a melhor estratégia de comunicação para a sua marca!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *