Big Data e Branding

Tempo de Leitura: 3 minutes

Quando ser preciso está cada vez mais desafiador, conquistamos um aliado de grande impacto nessa busca incessante para se aproximar, interagir e relacionar com o público: o Big Data.

Pois, com essa tecnologia integrada a outras, como o machine learning, temos como compilar e gerar insights com muito mais agilidade e assertividade.

E, para as estratégias de branding, isso pode significar um método importante para estar sempre um passo à frente da demanda do mercado.

Para ver mais a fundo como Big Data e branding se relacionam, vamos ver como as grandes tendências tecnológicas estão sendo aproveitadas nesse sentido.

branding

O impacto do Big Data

Que a tecnologia varreu muito do que conhecíamos a respeito do relacionamento com o consumidor e como explorar o branding de sua empresa, isso não é mais novidade. As oportunidades geradas por ela, entretanto, são permanentemente. E muito disso por conta das inovações que chegam ao nosso alcance com recorrência.

E o uso do Big Data tem nos apresentado como:

  •         Aproximar-se de um público qualificado em se interessar pelo mote do seu negócio;
  •         Compreender os desafios desse público e criar soluções mais personalizadas;
  •         Otimizar os custos e tempo investidos para se relacionar com o consumidor.

Isso porque o Big Data, a tecnologia em nuvem e o machine learning são ferramentas complementares, que ajudam a compilar o comportamento on-line do consumidor e, consequentemente, traduzir esses dados em oportunidades de negócio.

Para o marketing e o desenvolvimento de suas estratégias de branding, são oportunidades que ajudam a impactar diretamente esse público qualificado. Só que o Big Data é um mercado ainda emergente e, por isso, é crucial contar com quem entenda do setor para equilibrar a sua base científica analítica e as mais recentes práticas de marketing e branding.

O Big Data para integrar as suas equipes

Por ser um esforço inicial em absorver, organizar e analisar dados brutos, o Big data deve envolver uma integração de suas equipes, para que todos entendam as necessidades de cada setor e etapa produtiva.

Um exemplo clássico disso é a aproximação cada vez maior entre as áreas de marketing e de vendas. Ainda que esse fato não seja atribuído diretamente ao Big Data, essa tecnologia intensificou e agilizou o processo, tamanha a relevância em fazer com que os setores dialoguem para prospectar clientes com mais assertividade.

big data

Uma época de experimentações e ajustes imediatos

Outro aspecto relevante que podemos atribuir ao uso dessa tecnologia é a facilidade com a qual podemos experimentar — testar — e avaliar, quase que em tempo real, a sua performance.

Não à toa, o marketing digital tem se mostrado uma alternativa tão eficaz para atrair o consumidor: o ROI (Retorno sobre o Investimento) dessas estratégias e investimentos é mais claro, imediato e objetivo. Podemos traçar estratégias com uma velocidade impressionante — e trabalhar com ajustes e novas alternativas em um intervalo de tempo tão veloz quanto.

Quer um bom exemplo disso? Muitas empresas de tecnologia têm investido nos trials (períodos de testes) dos seus produtos aos usuários.

E, hoje, você consegue atrair consumidores com potencial para “eviscerar” o produto e obter uma avaliação rápida dele. Assim, pode-se trabalhar em ajustes para que o produto lançado no mercado esteja devidamente alinhado com as expectativas e exigências desse público.

O alinhamento entre branding e Big Data

Com essa combinação de tecnologias, o branding de sua empresa pode ser promovido com mais assertividade. Você se relaciona diretamente com um perfil de consumidor interessado em suas soluções, compreende as necessidades e objetivos dele e consegue colocar os valores implícitos e explícitos de sua marca nessas ações de aproximação e relacionamento.

No entanto, esse volume relevante de dados não faz todo o trabalho por si só. É aí que entra a criatividade e conhecimento de mercado para colocar em ação as informações obtidas e a sua gestão de marca.

Aqui, na CAPME, nós podemos fazer essa ligação pontual para expor a sua marca com objetividade, clareza e criatividade. Quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *