Brand Experience: o que é e o que pensamos sobre isso

Tempo de Leitura: 3 minutes

Conhece a expressão “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Então, essa tem sido mais ou menos a maneira com a qual alguns empreendedores têm equilibrado o discurso interno de suas empresas a respeito do branding.

Pelo menos, é uma das certezas que podemos apontar com o estudo a respeito de brand experience da Brandworkz e da CIM. Nele, ficou registrado que 53% das empresas que criam um propósito de marca alinham seus esforços para interiorizar e exteriorizar esses valores.

Ou seja: existem outros 47% dos entrevistados que ainda não conseguem ir além da construção de um discurso unificado entre os setores internos e entregar essa identidade para os seus clientes.

E esse é o discurso central deste post, onde vamos entender mais a importância do brand experience e como nós entendemos que ele pode ser o diferencial do seu negócio!

O que é brand experience

Já faz um tempo que o consumidor deixou de ser uma simples audiência das empresas. Com a internet, por exemplo, ele também ganhou a importância de mídia, pois consegue interagir com as marcas, divulgá-las e ser parte estrutural delas.

Exatamente por isso que, de acordo com o estudo que mencionei anteriormente, 81% das empresas entrevistadas creem no poder do branding. Mas por que, então, tantos ignoram o valor do brand experience para desenvolver em suas empresas?

Afinal de contas, o brand experience é justamente a tradução desses valores tão explícitos na personalidade de uma marca na maneira de se portar e de se relacionar com o consumidor.

O conceito, inclusive, está atrelado à ideia de gerar comportamentos e emoções no público-alvo. E isso se dá por meio de ações que ajudem a gerar engajamento.

Como idealizar uma estratégia de brand experience

Da mesma maneira que o propósito de marca é aquilo que você deve construir, visando torná-lo no legado de sua empresa, o brand experience é a maneira com a qual cada consumidor vai construir a representação de sua marca na vida dele.

E isso, a cada ação bem-sucedida, vai trazer mais valor à sua empresa, lealdade do consumidor e um posicionamento de mercado do qual a concorrência e os clientes vão perceber os valores do seu DNA impressos em suas campanhas e serviços ou produtos.

Portanto, o primeiro passo para gerar uma brand experience é saber como dialogar com o seu consumidor e compreender, a fundo, quais são as suas necessidades, demandas, dores e desafios.

Em seguida, associar as suas soluções a elas, proporcionando um momento que estimule os mais diversos sentidos do consumidor — como o tato, o olfato e o paladar. Isso tudo sem perder o foco na entrega qualitativa do que você tem a oferecer.

Por isso, o brand experience é uma maneira a mais de interagir com aqueles que ajudam a construir a sua marca. Não à toa, é um dos pilares mais sólidos a serem construídos para se relacionar com o seu consumidor e revelar, seguidamente, novas soluções para cultivar essa relação.

Quer entender um pouco mais a respeito de brand experience, e como alinhá-lo à construção da sua marca? Então, entre em contato conosco!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *