Branding e social media: como fazer essa combinação dar certo?

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Quanto mais seu público se envolve com canais de social media, mais desafiante se torna sua estratégia de comunicação e aplicação do branding. Fazer com que seus esforços de gestão de marca se alinhem com um público desses pode ser desafiador. Afinal, como atrair, para sua marca, um público que enxerga marcas e empresas de uma forma totalmente diferente? Como você compete com memes, publicações e gifs animados?

Continue lendo e saiba mais sobre como a combinação de branding e social media pode fazer seu negócio correr na direção certa!

Viabilizando estratégias de branding em social media

Em primeiro lugar, é necessário entender as mudanças desse cenário. A má execução do seu branding pode ser justamente agir como uma marca agiria em uma relação de comunicação sem mídias sociais. O público de social media não pertence mais a essa cultura. Com isso, as regras se alteram.
A presença de uma marca em um conteúdo de comunicação, antes, era um acontecimento esperado. Agora, estratégias de branding em social media que insistem nessa metodologia acabam se tornando mais distantes de seu público. Mas por que isso ocorre? A resposta é uma só: relevância cultural!

Tente se lembrar das propagandas mais marcantes que você viu recentemente. Sabe o que elas têm em comum? Todas elas, de alguma forma, pegam emprestadas referências culturais para fazer com que o seu branding seja efetivo. Lembra do clipe que a Vivo produziu para contar a história da música Eduardo e Mônica? O mesmo deve ocorrer quando os canais de social media são o palco.
Para que uma estratégia de branding tenha sucesso, ela precisa ser viabilizada da forma que sempre funcionou e irá funcionar. Sabe como é essa forma? Oferecendo conteúdo relevante para as pessoas! A marca que não fala a língua de seu público no Facebook, Instagram ou Snapchat está morta, ponto final!

Tendo isso em mente, é preciso entender como se dá esse comportamento de seu público. A partir dessa base, é possível definir o que seu branding necessita. Objetivos e métricas são partes essenciais de qualquer estratégia de social media que se preze. Por isso, o investimento de branding em social media deve considerar esses fatores.

Melhor ser essa metamorfose de branding ambulante

Os exemplos de marcas que evoluíram seu posicionamento com o advento da Internet são diversos. Quando a Dove implementou a Campanha pela Real Beleza no começo dos anos 2000, é porque essa era uma mensagem que conectava seu público ao branding. Com social media não é diferente.
O conceito de marca não é mais o mesmo em relação aos canais tradicionais. As estratégias de comunicação hoje já não são mais as mesmas da década passada. E, com certeza, se você estiver lendo essa postagem daqui a dez anos, tudo isso já parecerá ultrapassado!

Em uma Internet onde social media ainda não era massificada e democratizada, banners e outras formas de publicidade online não eram rejeitadas com a mesma força. Para combinar a estratégia de branding com o social media atual, é preciso saber participar da conversa. Isso só é possível com uma estratégia de engajamento e manutenção apropriada.

O diálogo do seu cliente com a marca surge através da transparência. Interações em social media dependem de construção a médio e longo prazo. Por mais que você tenha necessidade e vontade de ver resultados rápidos, não é assim que se concretiza valor. O projeto em social media, quando diz respeito à entrega da promessa de sua marca, exige atenção no ambiente ao seu redor.

Aquela velha opinião formada sobre tudo que é o sintoma da sua marca que não soube acompanhar tendências. Da marca que incomoda seu público no espaço em que deveria ser relevante.
Hoje, as novas gerações interagem cada vez mais com pessoas. É por isso que o Twitter do Ponto Frio, por exemplo, não é um comunicado corporativo chato em cada mensagem.
A gestão  de sua marca, para não parecer alienígena quando unida a estratégias de social media, deve reconhecer esse poder. Descubra o que funciona para seu branding e, principalmente, para seu público em social media.

E então, pronto para aplicar seu branding nas social medias? Conhece algum outro exemplo de uma boa mistura dessas? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

O que é Branding?

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