Como o propósito da marca faz a diferença no empreender?

Tempo de Leitura: 4 minutes

Quando alguém diz que uma ação foi tomada “de propósito”, isso geralmente parte de duas linhas de raciocínio. Ou a pessoa sabe qual é o objetivo a ser alcançado e o que precisa ser feito, ou ela sabe o que não deve ser feito, mas faz da mesma forma, para causar um impacto. O mesmo ocorre ao definir o propósito da marca! Sua marca, afinal, tem propósito por querer ou “sem querer”?

A seguir, você verá qual é a diferença que um propósito de marca bem definido pode ter na hora de empreender. Além disso, conhecerá quais são os diferenciais que ter um propósito de marca definido pode ter em diferentes aspectos de seu negócio. Confira!

Por que sua empresa faz o que faz?

Enxergar o motivo de uma marca ter importância não é uma tarefa fácil. Especialmente quando seu mercado atravessa uma crise. O propósito da marca é a alma do seu ato de empreender. Se a sua empresa ultimamente apenas pergunta o porquê das coisas, é porque o propósito de marca precisa estar mais bem definido e implementado.

O propósito da marca não é uma frase pronta. O propósito da marca existe como uma força para empoderar a empresa, para fazer com que seu sentido seja pleno e ela possa existir. Sem isso, não há sustentação em qualquer outro passo que você tome ao empreender.

Esse é praticamente um dilema filosófico. Sem o propósito da marca, você provavelmente se pegará estruturando planos de negócio e planejamentos de marketing se perguntando “por quê?”.

“Porque sim”, obviamente, não é a resposta. O propósito da marca bem definido cria um impacto que pode ser sentido na empresa inteira. Uma marca com propósito é uma marca que consegue passar seu significado dentro e fora das paredes da organização. O propósito da marca é a diferenciação que você almeja ao empreender todos os dias em sua vida!

Empreender com sucesso, no final das contas, envolve saber responder perguntas como: Porque sua empresa faz isso? Ela é boa em fazer isso? Sua audiência precisa disso?

O impacto do propósito da marca em cada aspecto

Como dizia um velho ditado: “Semelhante atrai semelhante”. Por isso, se sua empresa tem problemas internos, com certeza o propósito da marca não está presente o suficiente para sustentar a cultura organizacional. Definir o propósito da marca faz muito mais do que direcionar estratégias de branding. O propósito da marca passa uma mensagem mais clara a todos seus stakeholders.

Isso pode ser visto quando se seleciona novos talentos, por exemplo. Ter o propósito da marca definido e claro faz com que a margem de erro no momento da seleção diminua. O propósito ajuda candidatos e contratantes a perceberem se há um alinhamento de visão e valores entre ambos. Ele é a base para uma estratégia de employer branding que visa atrair os melhores e mais motivados candidatos para a sua empresa, com o fit certo para o seu negócio.

Compartilhar do mesmo propósito é um efeito benéfico claro que faz a diferença ao empreender e coordenar relações entre os setores. O marketing é um setor que depende do propósito da marca para alinhar seu discurso. A comunicação, seja com o pessoal interno, parceiros, outros públicos de interesse, sempre deve ser pautada pela relevância. E você só poderá ser relevante quando souber qual é o seu propósito de marca.

Isso porque o propósito da marca é o componente principal que cria a conexão. Sua audiência tem uma percepção de autenticidade e diferenciação amplificada quando o propósito da marca é certeiro.

Esse impacto pode ser, inclusive, conferido em primeira mão em sua equipe de vendas! A forma de se aproximar de seus vendedores diz muito sobre como o propósito da marca é trabalhado. Isso, por consequência, se reflete nos principais indicadores de venda. Um CAC (Custo de Aquisição do Cliente) alto, por exemplo, demonstra que o alinhamento e o discurso utilizado não estão sendo transformadores. Fique atento!

Discursos motivacionais bonitos são só palavras

O propósito da marca não é um discurso. O propósito da marca faz um discurso. Empreender com sucesso envolve uma prática consistente e diária do melhor que sua empresa tem a oferecer. Esse é um desafio, claro, mas é importante que sua empresa se esforce nisso. Afinal, em última instância, as pessoas não compram o seu produto ou o processo que o fabrica. O seu público compra o propósito da sua marca.

Você se recorda da última vez que se entusiasmou por consumir ou interagir com uma marca? Experimente fazer o caminho reverso. Coloque-se no lugar do seu cliente ao empreender. Defina o propósito da sua marca e entre de cabeça nessa jornada. A saúde e a força de sua marca agradecem!

E então, você já definiu o propósito de sua marca? O discurso está alinhado à prática na sua empresa? Entre nessa conversa, deixe seu comentário!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *