Edutubers: sua marca precisa aprender com eles

Tempo de Leitura: 4 minutes

Foi-se o tempo em que os vídeos de humor eram o carro-chave do YouTube. Hoje, os campeões de acesso são os vídeos educativos.

Você já deve ter passado por isso, certo? Está com dúvida sobre como fazer uma receita? Quer saber mais sobre a área de atuação de um cliente? Boa parte das pessoas em situações assim e sem muito tempo a perder buscam um vídeo no YouTube para aprenderem mais sobre algum tema.

Se, antes, vídeos do estilo DIY eram feitos de modo mais caseiro e somente de pessoas para pessoas, agora, o conteúdo educativo faz parte de um movimento bem estruturado também de marcas no YouTube. É um trabalho que atende a uma necessidade clara da plataforma. Saiba mais, a seguir, e descubra o que sua marca tem a aprender com os edutubers.

A explosão dos edutubers

Atrair um público que busca aprender no YouTube não é algo inesperado. Se você já parou pra analisar a plataforma e outros canais digitais, sabe que a busca por informação é intensa. No YouTube, isso não é diferente. O conteúdo informativo surge como uma nova janela, que se abre para as pessoas que procuram inspiração.

De acordo com dados internos globais do YouTube, a categoria de conteúdos educacionais conta com 500 milhões de visualizações diárias. Além disso, o conteúdo gerado pelos edutubers gera engajamento. Um vídeo dessa categoria tem um tempo de visualização quatro vezes maior do que qualquer vídeo com bichinhos!

Todo dia mais de um milhão de vídeos educacionais são compartilhados. A afinidade do conteúdo gerado pelos edutubers e aquilo que as pessoas procuram é alta. Marcas interessadas em atingir essas pessoas têm, portanto, um compromisso em produzir algo que tenha, também, esse valor. Mas como isso é possível?

O branding como instrumento da sua gestão de marca

Aprenda a aprender de uma forma divertida

Uma grande sacada percebida pelos edutubers é justamente entender o que o público deseja consumir. Um vídeo educativo de sua marca não precisa ser somente uma pessoa falando para a tela. Abordar tópicos diferentes ou que seriam considerados fora do campo é uma maneira interessante de cativar seu público.

Mas como simplificar o que é complexo? Não ser divertido por si só, é o começo, é preciso relevância para traduzir conceitos de tecnologia, de startups, em algo muito claro para seu público.  Neste ponto, o branding entra com a proposta de valor, o propósito, o discurso, tornando todo aquele conteúdo complexo em algo cativante.

Não tenha medo de apostar em um conteúdo específico

Uma grande vantagem do conteúdo no YouTube explorada pelos edutubers é o quão específico é possível ser. A capacitação do público é uma necessidade real. Com isso, conteúdos ligados à qualificação e ao empreendedorismo ganham um destaque crescente.

Quando as pessoas buscam informações em canais digitais, é comum que hajam perguntas específicas. Saber atingir esse nicho pode fazer com que seu conteúdo gere um tráfego maior. Com isso, capacitar seu público por meio de sua marca torna-se uma realidade palpável.

Ferramentas como o Google Trends são bastante úteis para descobrir as dúvidas de seu público. Além disso, é importante enxergar o universo a seu redor. Com certeza sua marca tem sinergia com outros youtubers já conhecidos. Trabalhar parcerias pode ser a tática ideal para gerar credibilidade e alinhar o conteúdo de forma adequada.

Qual é o formato ideal para o seu conteúdo?

A criação de identidade é um fator importante para que edutubers tenham destaque em sua plataforma. Saber encontrar o formato ideal é um aspecto decisivo para que isso seja construído. Ao associar sua marca a um conteúdo, consistência ganha muitos pontos.

Exemplos vindos da própria comunidade de edutubers são diversos. Veja, por exemplo, o quadro Dúvida Cruel, do Manual do Mundo. São ilustrações estáticas sendo desenhadas com uma narração. Esse formato se alinha totalmente com a pauta de curiosidades rápidas e gera familiaridade com o conteúdo.

Estimulando a vontade de aprender

Sua marca tem possibilidades infinitas de como transmitir conteúdo. O sucesso dos edutubers e do conteúdo educativo na plataforma mostram que, instintivamente, as pessoas são alunas natas.

Não importa se é um tutorial de um software ou uma aula divertida de história. Com o YouTube, as pessoas puderam se expressar e se engajar no conteúdo que elas quiserem, da forma que quiserem. Sua marca tem a oportunidade de causar um impacto único e estimular seu consumidor. Você tem o que é preciso?

Você já conhecia os edutubers? Conhece algum exemplo de marca que esteja utilizando conteúdo educativo em vídeo em sua estratégia de marketing? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *