Gestão de marca: como fazer a sua?

Tempo de Leitura: 3 minutes

Gestão de marca: você já deve ter ouvido falar a respeito. Mas você sabe o que é e como fazer a sua?

Essencialmente, é aquela estratégia na qual os valores da empresa são construídos e expressos — seja no atendimento, na maneira de se posicionar no mercado e também na qualidade dos seus serviços ou produtos.

A entrega de valor, portanto, é um elemento constante na gestão de marca. E, neste post, vamos falar um pouquinho mais a respeito de como fazê-la em sua empresa.

Check it out!!

Branding: a gestão de sua marca

Gestão de marca e branding não se confundem ou entrelaçam: eles são a mesma coisa.

Afinal de contas, o branding é aquilo que ressalta o seu DNA e destaca a personalidade e o valor de sua marca, ao passo que a gestão da mesma significa o caminho até esse propósito ser comunicado, sua receptividade e as ações corretivas – ou de melhoria – para que uma relação sustentável se perpetue..

Um exemplo disso é o que ocorreu com a Harley Davidson, que obteve judicialmente o direito pelo característico ronco que esbraveja de suas motocicletas parrudas.

Imagine o esforço que a empresa teve para batalhar por um direito tão peculiar e, ainda assim, tão corriqueiro na indústria. Para os apaixonados por motos, a percepção da marca Harley Davidson é, praticamente, o potente som que sai dos escapamentos.

O case, entretanto, ajuda a mostrar o valor da gestão de marca. Hoje, indiscutivelmente o barulho de uma Harley pertence, de fato, à Harley. E o público reconhece isso também.

Explorando o valor da sua marca

O valor de uma marca é, em muitos sentidos, imensurável. Seria o mesmo que tentar colocar uma cifra em cima de algo que determinada empresa passou anos desenvolvendo.

Pense, por exemplo, nas cervejas trapistas, cuja fórmula e tradição artesanal são originárias da Idade Média! Hoje, poucas empresas produzem cervejas desse estilo, e apenas uma empresa concentra o DNA dessa receita original.

O exemplo, é claro, é inferior ao da Harley, até mesmo pelo valor real das empresas e seus produtos. Mas como mensurar o valor disso? Melhor: como exteriorizar isso para o público?

Bom, para começar, é importante que você — em primeiro lugar — saiba e reconheça o valor de sua empresa. Em seguida, esses conceitos devem ser transmitidos para os seus colaboradores.

 

Quando uma empresa e o seu quadro de funcionários absorvem os valores e os usam para desenvolver o seu trabalho, diariamente, a gestão de marca envolve apenas as estratégias para fazer com que o consumidor enxergue o valor daquilo que vocês fazem.

E, para assegurar-se de que a percepção de marca tem rendido os resultados esperados, é importante observar a presença de alguns elementos, como:

  •         Autenticidade: o quanto a sua marca é original e faz com que o público perceba isso?
  •         Relevância: o quanto ela pode ser relevante e atuante no dia a dia do consumidor?
  •         Presença: você expõe os seus valores onde o seu público está concentrado?
  •         Consistência: você atende as expectativas, cumpre o prometido e expressa os seus valores em seus produtos ou serviços?

 

A gestão de marca para dar longevidade ao seu negócio

Já falei, por aqui, que o branding é um conjunto de estratégias e ações que vão ajudar a construir o seu legado. Quer dizer: se a sua empresa terminasse hoje mesmo, que falta ela faria?

Uma boa gestão de marca ajuda a imortalizá-la. Da mesma maneira que o fez com os roncos de uma moto, cervejas manipuladas por monges medievais e tantos outros exemplos que fazem você entender que existe muito valor por trás da entrega de um produto ou serviço.

Quer saber como você pode fazer o mesmo pelo seu negócio? Entre em contato conosco!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *