O que é branding?

Tempo de Leitura: 3 minutes

A diferenciação da marca é a principal preocupação que os empresários que querem ver suas empresas saudáveis e rentáveis no futuro devem ter.

O primeiro passo para muitos, no entendo, é fazer uma nova logomarca, papelaria e investir em anúncios que acreditem ser úteis para o seu negócio.

Acontece que isso tudo, embora faça parte da natureza do negócio, não é Branding. Não sem estratégia e sem entrega verdadeira de valor.

As cores, formas e tipografias da identidade visual – entre outros valores – são pontuais consequências do DNA do branding: o descobrimento da identidade de sua própria marca.

Por isso, convidamos você a entender o que é branding, antes de decidir-se pelas tonalidades que irão traduzir a sua mensagem ao público-alvo, e como ele ajuda a revelar o verdadeiro propósito do seu negócio. Confira!

O que é branding?

Se a sua empresa morresse amanhã, que falta ela faria para o mundo?

O branding realmente revira e remexe as entranhas do seu próprio negócio e traz à tona o valor que você pode agregar ao seu público-alvo. Isso é feito por meio de estratégias que vão ajudar a fazer com que enxerguem a sua marca como você gostaria que a vissem.

Algo similar ocorreu em meados dos anos 1960, quando John Kennedy visitou a sede da NASA para observar os avanços do país na disputa pela corrida espacial. Nos corredores, deparou-se com um senhor que limpava o chão e, ao ser indagado do que fazia, respondeu: “estou ajudando o homem a ir para a lua!”.

As pessoas não se compram o que você tem, elas se conectam com o que você acredita. Assista a esse vídeo de Simon Sinek, no TED, falando sobre como os principais líderes do nosso tempo inspiram as ações:

Vídeo: https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=pt-br

A sua tarefa era elementar, mas secundária. Para aquele homem, o propósito fazia com que ele se encaixasse no espectro maior daquele lugar. Ao limpar o chão, ele contribuía para que todos atingissem o mesmo objetivo. Ele acreditava.

Por isso, o importante é pensar no impacto de sua empresa, ao se posicionar no mercado, e na falta que ela faria caso desaparecesse. E, com o branding, isso se inicia com uma promessa.

Como o branding se fortalece de uma promessa?

Ao entender o que é a sua empresa e a maneira com a qual ela pretende se posicionar no mercado, o branding ajuda a colocar à mesa uma série de promessas. Elas são a base para a criação de um relacionamento – envolto, principalmente, em expectativas.

Assim, quando promessas são cumpridas, a confiança é estabelecida e fortalecida à medida que novas promessas são feitas e, posteriormente, realizadas. Ao propor isso ao consumidor, você estabelece um relacionamento. Cumpri-las, significa estreitar os laços. Cativá-los.

E é isso que significa o branding: prometer, cumprir e perpetuar o ciclo consecutivamente. Gerar uma percepção de marca sólida e que, em seguida, se estende às estratégias de comunicação, à criação de sua identidade visual e à abordagem no consumidor.

Por isso, é importante observar que o branding pode e deve ser prático, econômico e duradouro para a sua empresa. Principalmente, porque direciona a sua atenção e esforços de maneira assertiva, com mais retorno do seu investimento e menos desperdício de tempo,  dinheiro e motivação.

Resumindo:

Branding é uma estratégia que ajuda a criar e cultivar relações e a estabelecer o pavimento para conectar você com a sua própria história, estendendo o elo com o seu público-alvo, não importando o tamanho do seu negócio. Branding é para todos!

Quer saber mais a respeito de como usar o branding para contar a sua história? Então, entre em contato conosco!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *