Por que o branding é importante para fortalecer seu negócio?

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Para que o branding seja sobre a marca, ele precisa ir além da logo de seu negócio. Parece confuso?

É preciso entender que o conceito de uma marca bem trabalhada envolve todas as ações ligadas ao seu negócio. Um símbolo ou um nome, por mais investimento que tenha, não é nada sem que a criação ou administração dessa marca ocorram de forma integrada a um processo orientador.

Confira, a seguir, mais sobre como o branding tem importância no fortalecimento de seu negócio. Dica: isso será extremamente útil se você ainda pensa em branding como apenas um logo ou uma mensagem em seus canais de comunicação!

O crescimento do negócio com um bom branding

O crescimento de seu negócio vem de reforçar a ligação com sua marca. Sua empresa, quando conquista e envolve clientes e consumidores finais com um bom produto ou serviço, deixa clara sua cultura. Com uma cultura bem definida por meio de ações, alinhar a reputação no processo é apenas o caminho natural.

O branding bem executado não pensa só na marca que é projetada externamente. Todo mundo envolvido no processo deve estar contemplado em seu branding. Dos funcionários de linha de frente aos fornecedores e às empresas parceiras na outra ponta.

E o que tem de bom em branding?

Assim como uma boa rotina de exercícios físicos, o seu branding se torna mais eficiente com planejamento adequado. Se sua marca está “mal das pernas”, é preciso reforçar sua reputação por meio de uma estratégia bem montada.

O que definirá a qualidade e as ações a serem tomadas varia de acordo com o que aumentará seu valor de marca. O seu branding precisa diferenciar sua marca das demais? É necessário otimizar tempo? É importante buscar, por meio de análises internas e externas, o melhor caminho para um branding de sucesso.

O que difere o branding de processos como vendas e atendimento é sua proximidade com o ecossistema e a cultura da empresa. Todos, dentro e fora da empresa, são responsáveis pelo branding. A construção do branding ocorre a partir da definição estratégica de um processo de formação natural, na verdade.

Para exemplificar de forma mais clara: pense em uma barraquinha de cachorro-quente. Mesmo que ela não tenha um trabalho de branding ou mesmo uma marca coerente, certamente existem impressões do dono e de seus consumidores, não é mesmo? O branding surge quando esses processos são direcionados para aumentar o valor de marca do negócio.

Organizando uma estratégia e definindo sua marca

Não adianta fortalecer um negócio sem algo concreto como base. Assim como foi visto em relação ao modelo de negócios em um post anterior, o ponto de partida de sua estratégia deve ser forte o bastante para sustentar o negócio. Não adianta lançar uma linha gourmet de um produto, por exemplo, se não existe uma base que garanta a continuidade e a extensão das linhas da marca.

O segundo passo da definição de estratégia é fazer com que a proposta de valor da marca se cumpra. Afinal, só replicar uma mensagem na comunicação em si é fácil. Difícil é fazer com que esse valor seja entregue de fato.

Por fim, explora-se o diferencial com base nesse planejamento. É essencial haver clareza e, principalmente, consistência na comunicação. Nesse diferencial começa a se formar o posicionamento de sua marca. Uma característica destaca a marca na lembrança de seus clientes. Isso faz com que sua marca se diferencie e o branding possa extrair dessa troca uma relevância competitiva.

Como tudo que é verdadeiro, tem de vir de dentro

O fortalecimento do seu negócio, em si, pode vir a gerar um bom branding. O contrário, no entanto, não é real. O branding é resultado da estratégia orientada a gerar valor de marca. Reconheça a importância do branding e seus processos e deixe que ele nasça a partir das lideranças. Permita que sua marca conquiste seu público, enxergue tendências e garanta uma boa estratégia.

Tenha a força de sua marca para que seu negócio se beneficie nesse círculo virtuoso. Sucesso!

E então, ficou clara a relação entre branding e fortalecimento de negócios? Como anda a sua gestão de marcas? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima!

O que é Branding?

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