Por que o branding é importante para o marketing

Tempo de Leitura: 3 minutes

Em um dos últimos artigos, falei a respeito da diferença entre marketing e branding e a discussão foi encerrada com a avaliação de que, embora diferentes, ambos são essenciais para a construção e o posicionamento de uma marca.

Por isso, o mais interessante é que o branding é importante para o marketing, mas na mesma proporção que o marketing também é importante para o branding.

E, para esclarecer melhor esse vai e vem de ideias e conceitos, vamos analisar, a seguir, um pouco mais dessa união de ideias que tem tudo para estruturar a sua empresa.

O que faz o branding

O branding é muito mais do que uma tipografia rebuscada ou uma logomarca de fácil lembrança para o consumidor. As estratégias de branding se pautam em construir uma relação com o consumidor, e nutri-la por meio de fatores que o façam perceber a sua empresa como algo que você acredita e, também, o referencial daquela solução que você tem a oferecer.

Entre os benefícios tangíveis ou não de uma estratégia de branding, posso destacar:

  •         A entrega eficiente de um propósito objetivo e inspirador;
  •         A construção contínua de sua credibilidade no mercado — e a consequente lealdade do consumidor;
  •         A conexão com o público;
  •         O estímulo ao consumo consciente.

Dessa maneira, as estratégias pavimentam, pouco a pouco, um relacionamento sólido duradouro com o público, que é constantemente atualizado com as novas promessas que a sua empresa faz.

A relação do marketing em suas estratégias de branding

Sendo o branding um conjunto de estratégias de construção e gestão de sua marca, e o marketing uma ferramenta de divulgação dos seus valores, gerando uma demanda para o seu público, é inevitável que um seja usado para explorar o outro — e vice-versa.

marketing

No meio disso tudo, a sua empresa se beneficia não apenas de uma maneira ímpar de construir o próprio legado e, em seguida, de expô-los de maneira impactante para a percepção do mercado em geral.

Até por isso, nesse esforço em gerar identificação e se aproximar do público, as marcas estão fazendo uso das ferramentas de marketing para explorar essa relação. E, detalhe: baseando-se em todo o seu conceito de branding.

Isso traz harmonia, uniformidade e clareza à mensagem. Mas, também, cria um posicionamento de marca exemplar, onde todo meio de comunicação segue os valores que a própria marca sugere em seu DNA.

Por que alinhar o marketing e o branding

Como acabamos de ver, o marketing é a maneira com a qual as empresas se relacionam com o seu mercado. Pode ser uma relação rápida, como a visualização de um folder ou flyer de sua empresa, algo mais elaborado como uma produção de conteúdo complexo ou, ainda, pode se estender às relações diárias, como interações nas redes sociais.

Em comum, há aquilo que mencionei: a importância em usar o branding de sua empresa para uniformizar o argumento central do discurso — ainda que eles sejam diferentes entre os variados canais de comunicação.

O cliente ou prospect deve perceber que está interagindo com a sua marca, e não com uma empresa que poderia ser tantas outras do mesmo setor. Ele encontra algo em que ele também acredita e quer se relacionar. E isso se dá com esse afinamento exemplar entre marketing e branding.

Por isso, é tão importante que você saiba utilizar branding e marketing juntos e que, com os objetivos traçados e estratégias elaboradas, você consiga transmitir a mensagem desejada e de maneira impactante para o público certo, no momento exato em que eles possam necessitar das suas soluções.

Quer trabalhar com o marketing e o branding de maneira mais eficiente em sua empresa? Entre em contato conosco!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *