Propósito de marca: qual é o seu?

Tempo de Leitura: 3 minutes

Se você já encontrou um propósito de marca, você é um empreendedor como poucos no mercado.

Caso ainda não tenha encontrado ou esteja em dúvida a respeito, é mais provável que o seu propósito de marca esteja mascarado em esforços cotidianos de pouco valor agregado.

Descobrir a relevância de sua marca para a humanidade e como prolongar essa importância ao longo dos seus anos de atuação é o verdadeiro propósito de marca. E, neste post, vamos entender como essa descoberta pode ser um diferencial enorme para o seu negócio. Confira!

Propósito de marca: qual é o seu?

O que é propósito de marca?

Em tempos de likes e shares, as conexões assumiram um espaço marcante em nossas vidas. Algo não muito diferente do que o seu propósito de marca pode fazer, ao se conectar, interagir e solucionar os grandes desafios do seu público-alvo.

Esse propósito, inclusive, é o combustível que guia você por todos os seus objetivos. Sempre explorando novos horizontes, mas sobre um pavimento de ações e valores sobre os quais a sua marca se sustenta.

Ou seja: não se trata, apenas, da maneira como você se apresenta, mas também de como você sustenta os valores apresentados, a relação com seus públicos e o legado que você vai construir.

Assista a esse vídeo sobre propósito de marca

Qual a importância do propósito de marca?

Diferentemente da excelência operacional, o propósito de marca não pode ser copiado e reutilizado visando resultados melhores, lucros imediatos e metas cada vez maiores.

Afinal de contas, a sua construção vem da inspiração: daquilo que você idealizou ao gerar a sua marca e o impacto que ela pode ter no mercado e na vida das pessoas.

E, isso, não se copia. Pode servir de inspiração, mas o legado que você constrói, bem como as relações que você mantém ao longo de toda a jornada de sua empresa não podem ser plagiadas.

Não à toa, nós costumamos perguntar:

“Se a sua empresa desaparecesse hoje, o mundo sentiria a sua falta?”

Ao entender a pergunta, e saber a resposta, você já tem um propósito de marca. Agora, chegar até essa resposta é o que veremos a seguir!

Propósito de marca: qual é o seu?

Como o propósito de marca se encaixa na gestão de marcas

Muitas empresas até podem ter encontrado o seu propósito de marca, mas ainda esbarram na tradução do conceito nas estratégias e ações da empresa.

Isso porque elas tendem a procurar elementos externos a serem agregados ao valor interno da empresa, quando, na verdade, o processo é o oposto disso.

O propósito da marca é o que existe de mais verdadeiro e valioso a ser entregue por você aos seus consumidores.

No entanto, essa incessante busca é trilhada através do caminho sustentado pelos valores originais de sua empresa, e como ela vai ajudar a melhorar o mundo ao seu redor.

Até por isso, é comum vermos o quão apaixonados são os consumidores de determinadas marcas. Não apenas clientes, mas seguidores dos conceitos valores que a empresa apresenta e representa no mercado em que ela está inserida.

Do contrário, empresas sem um propósito de marca dificilmente transmitem autenticidade e as suas ações — por mais que possam gerar resultados imediatos —vão se sustentar somente até que uma nova estratégia ofusque a anterior.

Empresas com propósito de marca, por sua vez, são diferentes e, justamente por isso, elas se mantêm diferenciadas no mercado.

E o que você acha do propósito de marca? É possível mesmo que ele ajude a gerar uma nova forma de se relacionar com o público-alvo do seu negócio? Compartilhe a sua opinião nos comentários deste post e nos siga nas redes sociais, para ampliarmos e gerarmos novas discussões sobre o assunto!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *