Publicidade criativa: o que você pode aprender com o Youtube?

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O YouTube é uma das grandes mudanças de comportamento do grande público nos últimos anos, com o foco de atrair e relacionar esse público com conteúdo relevante e, possivelmente, com o seu negócio. E acredite: o seu público estará lá: existe a expectativa de que 80% do tráfego on-line seja proveniente de vídeos até 2019.

É o momento oportuno, portanto, para entender como fazer uma publicidade criativa por meio de estratégias no YouTube.

Principalmente, porque pode significar uma solução interessante para gerar a vantagem competitiva no seu mercado de atuação e fincar muitas do que você já faz, de gestão de marca, para estreitar os laços com o seu público.

E, a seguir, vamos ver como o mercado já tem se posicionado para inspirar boas ações de divulgação, atração e relacionamento com o seu público.

Passo a passo para criar publicidade criativa no YouTube

O interessante em mudar o canal de comunicação é que você pode usar tudo o que aprendeu sobre impactar e se relacionar com a sua audiência, apenas retrabalhando essas lições para outra mídia.

Mesmo assim, vale entender o passo a passo para criar uma publicidade criativa nesse meio tão utilizado, atualmente, quanto o YouTube.

Defina um território de atuação

Hoje em dia, impressionantes 400 horas de conteúdo são disponibilizadas por minuto, no YouTube. Mas que isso não desmotive as suas intenções de fazer publicidade criativa.

O dado acima deve servir, na verdade, para você avaliar a melhor estratégia para impactar o seu público. Em vídeos, isso pode ser traduzir em tutoriais, dicas para despertar o interesse do consumidor em suas soluções (direta e indiretamente) ou gerar conteúdo que gerem engajamento.

Para isso, é importante avaliar o seu posicionamento de marca e, assim, conseguir equilibrar a busca de maior interesse do seu público com o que você pode oferecer, como vai abordá-los e qual será o tom da mensagem.

Para a empresa do ramo farmacêutico Mucinex, por exemplo, a estratégia se pautou no comportamento comum dos usuários, ao ver um vídeo no YouTube, que é clicar no botão skip, no canto da tela.

Em sua campanha de publicidade criativa, a ideia consistia em incentivar o usuário a pular a propaganda, contendo uma mensagem clara e objetiva do seu remédio antigripal (detalhe: a campanha foi lançada durante um surto de gripe). Resultado: mais de 16 milhões de visualizações e 250% de aumento nas buscas pela empresa no Google.

Defina seus objetivos

Escolhido o território e o mote de sua campanha, é hora de rascunhar os objetivos de sua estratégia para criar publicidade criativa no YouTube.

O desafio está no equilíbrio de uma mensagem relevante e impactante. Considere, para isso:

  •         Se o consumidor vai conseguir relacionar a campanha à sua marca ou soluções;
  •         Se as pessoas vão associar a sua solução a alguma necessidade que ela enfrenta;
  •         Se as pessoas vão se interessar, a ponto de pesquisar mais após ver o vídeo.

Para a empresa do ramo alimentício Knorr, o objetivo era associar o sabor de seus produtos à busca pelo amor. Em sua campanha, desconhecidos com interesses gastronômicos em comum faziam uma refeição na qual eles deveriam alimentar o outro.

A experiência resultou em 54 milhões de visualizações em 2 semanas, além de 6.000% de aumento nas buscas relacionadas à marca.

Considere o perfil e as necessidades do consumidor

Por fim, lembre-se de entender o que a sua solução pode fazer para minimizar ou erradicar os problemas e “dores” do seu público. Isso vai ajudar, definitivamente, a compreender o tipo de campanha a ser implementada.

Ao compreender profundamente a jornada de compra do seu público, você pode criar conteúdos para:

  •         Informar: vídeos que divulguem suas novidades e, ainda, ensinem o usuário a realizar algo;
  •         Conectar: vídeos que ajudem a estreitar os laços com a sua marca por meio do engajamento;
  •         Entreter: vídeos que inspirem, divirtam e despertem outras sensações positivas no usuário.

Lembrando que os 3 elementos podem fazer parte do mesmo vídeo, estando aí o impacto de uma publicidade criativa. E, para se conectar, divertir e informar o seu público, entre em contato conosco e descubra como podemos criar uma campanha de impacto alinhada com o seu público e os seus objetivos.

O que é Branding?

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