Quais os objetivos do branding e por onde começar?

Tempo de Leitura: 3 minutes

Toda vez que a sua marca é lembrada pelo consumidor algo bom acontece. Do contrário, pode significar que você ainda não desenvolveu o branding de sua empresa da melhor maneira.

Por isso, vamos propor uma mudança nesse jogo de gato e rato: que tal descobrir quais são os objetivos do branding e os caminhos trilhados para fazer uma estratégia consistente?

Esta é a grande proposta deste artigo, onde convidamos você a nos acompanhar à essência de sua própria marca, aprendendo a diferenciá-la e a gerar um relacionamento sólido com os seus clientes e público.

Quais são os objetivos do branding?

Você já se pegou pensando em uma marca antes de pensar no produto que você necessita? Nada de errado nisso, muito pelo contrário. Afinal, isso dá todo o pano de fundo para compreender a importância do branding.

No entanto, o branding não é só um diferencial que faz as pessoas saberem da existência de uma empresa, especificamente. É, também, a exteriorização daquilo que fez você desenvolver a sua marca. Ou, como dizemos por aqui:

O branding permite que você se conecte com a sua própria história

E, na Era das Conexões, você ramifica e expande a sua história para o alcance de seu público, que vai tomar conhecimento das soluções que a sua empresa tem a oferecer. É se conectando que a sua marca se conecta com o seu público!

Essa conexão passa a agregar valor à sua mensagem e enraíza o seu posicionamento no mercado.

Até por isso, o branding pode ser aplicado de múltiplas formas em cada inspiração que o seu negócio der, como:

  •         A linguagem e abordagem alinhada à sua história e ao perfil dos clientes;
  •         As atitudes e comportamentos dos colaboradores integrados ao posicionamento da empresa;
  •         O valor agregado dos seus serviços e produtos;
  •         A maneira que você estabelece e nutre suas relações pessoais (com clientes, fornecedores e os colaboradores);
  •         O impacto (mensurável ou não) de suas ações, capazes de diferenciar você de outras empresas.

E isso tudo só pode ser perceptível para o consumidor se você tiver planos sólidos para trabalhar a construção de sua marca.

Por onde começar a construção de marca

Com base em todos os valores que você estabeleceu e batalha para mantê-los em sua empresa, diariamente, é hora de entender como a sua marca pode fazer a diferença.

E, para isso, você deve olhar diretamente nos olhos do seu mercado. Quer dizer: analisar, na essência do seu ramo de atuação e identificar as dores, os desafios e os objetivos do seu público ao procurar por uma solução similar à que você tem a oferecer.

Dessa maneira, você pode gerar uma promessa. O passo seguinte é a natural consequência disso: o cumprimento de sua promessa.

Por fim, você vai desenvolver um relacionamento com o seu público, estabelecendo esse vai e vem de conexões — pautadas pela demanda e soluções oferecidas — que se fortalece à medida que você cumpre as suas promessas.

É parecido com qualquer tipo de promessa que você fez ao longo de sua vida com amigos, paqueras e familiares. Ao cumpri-las, eles confiam mais e mais em você!

Nesse sentido, resta à sua empresa fortalecer os significados de sua empresa no mercado — e na percepção do consumidor — por meio de uma eficaz gestão de marca, que nada mais é do que a estruturação de todos os valores impressos, no DNA de sua empresa, em todas as suas comunicações.

Com isso, você desliza lenta e suavemente através das conexões humanas do consumidor — aquela que nos faz optar por um produto, e não o outro, no ponto de venda. Gradativamente, você se torna a referência para aquele cliente, e não uma empresa entre tantas.

Comece agora a trabalhar o branding de sua empresa

Quer avaliar como o branding pode se moldar ao qualitativamente ao DNA de sua empresa, estabelecendo um valoroso contato com o seu público? Entre em contato conosco e vamos desenhar, juntos, o seu legado!

O que é Branding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *