Webinar e branding: por que você precisa pensar nesses dois juntos

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Dentre as diferentes ferramentas de marketing de conteúdo, certamente você já conheceu o potencial do Webinar. Construir um seminário online pode ser uma oportunidade bacana para criar uma conexão com seu público. Além disso, fortalece seu produto e gera percepção e autoridade de marca.

No entanto, apesar de ser uma ótima ferramenta, é preciso ficar esperto! Se o branding não considerar um propósito inspirador, seu webinar pode cair na temida vala da apresentação genérica. E com certeza você não quer que isso afete sua marca, não é mesmo? A estratégia de branding dá sentido a marca, e saber o papel e necessidade do Webinar faz a diferença.

No post de hoje, você verá os resultados e a importância em fazer com que seu branding caminhe junto no desenvolvimento do seu Webinar. Confira a seguir e capriche nessa apresentação!

Por que o branding é importante para o Webinar?

Um Webinar vai além de ser um evento para informar seus possíveis clientes sobre seu produto ou serviço. Afinal de contas, se alguém quisesse uma apresentação já esquematizadinha iria conferir outro tipo de material.

Antigamente, a marca era percebida mais homogeneamente, da forma com que a empresa a pintava. Hoje, a percepção de marca mudou. Tudo é visível. Dentro e fora. Transmitir conteúdo por um Webinar é um resultado dessa transparência. É uma forma de empoderar sua marca para que ela possa compartilhar sua cultura.

Em um Webinar, o apresentador pode promover enquetes, pegar feedback direto de seus clientes e responder a suas dúvidas. É uma forma de fazer com que os valores culturais da marca trabalhem junto com seu público. Isso pode ser poderoso, mas também pode representar uma grande ameaça. Um trabalho de branding definirá se o Webinar é uma ação que vale a pena, antes de tudo.

A união do Webinar com o branding é, também, a sua marca unida ao seu público. O poder de marketing da ferramenta vem atrelado ao reconhecimento e à associação com a sua marca. Para marcas que tenham um perfil de comportamento colaborativo, otimizar seus Webinars pode ser um grande passo!

Ah, é importante lembrar: logo em marca d’água no seu slide não é branding! Branding é o pacote completo. A forma como você se comunica com seu público, a mensagem que seu Webinar transmitirá, valores, objetivos… tudo conta! Uma grande força das marcas atualmente são seus colaboradores conectados, e isso também conta bastante. Para o bem e para o mal, inclusive!

Se a marca não brilha em seu Webinar, é hora de repensar essa estratégia de branding. E existem motivos fortes para isso. Os valores de sua marca estão sendo bem representados? Sua marca existe em um direcionamento colaborativo, que tem ligação com esse mundo de Webinars?

Webinar e branding rumo ao reconhecimento!

Para começar, o caminho que a pessoa convidada para seu Webinar percorre já necessita de um bom branding.

A landing page do Webinar, por si só, já deve mostrar sua marca da melhor forma possível. E, novamente, isso não é só o logo! É imagem, design, UX, missão e uma mensagem que conecte seu cliente. Que faça ele pensar “Sim, é disso que eu preciso!”. Isso é reconhecimento!

Quando consumidores olham para uma marca, eles enxergam longe. E a preocupação não é só com o conteúdo de seu Webinar. O público é engajado, tem seus valores e ética própria, e valorizam marcas que estejam alinhadas com as mesmas causas. Já parou para pensar nisso?

O mesmo cuidado vale para a apresentação. Utilize o mesmo esquema de cores da marca (isso faz diferença para o branding, sabia?) e passe sua mensagem da mesma forma. Assim, seus clientes sentem-se mais familiarizados com a marca, o que pode se refletir nas conversões para vendas.

Destaque-se dos outros Webinars chatos!

Plataformas para Webinar, na maior parte das vezes, podem seguir uma estrutura que acaba sendo monótona para quem for assistir. Uma estratégia de branding bem aplicada pode solucionar esse problema. Um bom branding destaca seu produto, seu Webinar, e pode até ampliar a audiência dos próximos.

Branding agrega valor financeiro para o Webinar

O fortalecimento de marca por meio do branding é uma forma de gerar valor financeiro para todos os produtos relacionados. Tempo e recursos investidos na marca refletem no valor final de seu produto. Isso conta também para o Webinar.

Isso pode ser visto na prática. Pense em grandes marcas de tecnologia, por exemplo. Um Webinar promovido pela IBM ou Microsoft, por exemplo, já iria ser visto com maior confiança pelo poder de suas marcas. Pense como seu Webinar poderia converter mais se ele refletisse o melhor de seu produto!

Seu público precisa confiar em sua marca

Se o reconhecimento é um fator importante, é lógico pensar no que realmente fará o público do seu Webinar investir pelo menos uma hora no que você tem a dizer. Para isso, é preciso construir confiança na marca. Uma parte importante dessa confiança está em alinhar todos os canais. Produto, site, blog, ebooks, eventos, todos devem ter o mesmo valor de marca de seu Webinar.

O valor de marca é construído quando se caminha na direção da melhoria de sua própria cultura. Sua marca, para obter confiança, deve saber engajar com as histórias que compartilha. Nesse caso, o Webinar pode ser uma forma de inspirar confiança e dividir essa jornada com seu público.

Assim como confiança, a autoridade da marca se constrói com o tempo. O Webinar, por ter um formato que visa ao fortalecimento da marca, é uma grande ferramenta para criar essa relação. Conciliar uma mensagem de valores da marca com uma informação relevante em seu Webinar não é fácil, mas pode ser recompensador.

Uma marca autêntica sabe que, para que o público tenha confiança na marca, é preciso ter confiança em cada pessoa que a representa. Um Webinar pode ser uma técnica interessante para isso.

Fidelização e conversão para vendas

Ninguém gosta de ouvir sempre a mesma coisa. Por isso, a maneira de manter o branding como uma força para seu Webinar é investir em conteúdo de alta qualidade progressivamente. Isso gera fidelização da marca e, por consequência, amplia as vendas.

Se sua base de clientes sabe o que esperar de sua marca, nada melhor do que associar seu Webinar a esse branding. A gestão de marca faz com que seus Webinar estejam melhor integrados à estratégia de marketing.

Marcas são transparentes. Portanto, é preciso encarar uma ação de Webinar com seriedade. Afinal, tudo é amplificado, e um Webinar é mais uma janela onde seu público pode ver tudo que a marca exibe. Nem tudo que é positivo serve para todas as marcas. Trabalhe sua estratégia de branding e veja se o Webinar se encaixa nela naturalmente e de modo relevante.

Pronto para ampliar o número de participantes de seu Webinar e o interesse deles na mensagem de sua marca? Continue acompanhando a CAPME e veja mais dicas! Até a próxima!

O que é Branding?

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